Experiências linguísticas

Prá começo de conversa eu confesso: eu não falo inglês.

Até ai, nenhum problema porque nunca senti falta disso, leio, compreendo os textos e consigo me virar muito bem, acontece que o problema está na conversação, porque para eu entender o que uma pessoa fala, mesmo com os aparelhos auditivos, eu preciso fazer leitura labial nível 10.

Nunca tinha me tocado que isso faz parte do meu processo de comunicação. Mesmo sem a outra pessoa saber eu estou decifrando o que ela fala através da leitura de seus lábios, nem eu mesma sabia disso até pouco tempo atrás. Acontece que, como é que eu vou decifrar o que o inglês está falando se ele esta abrindo e fechando  a boca com movimentos que eu não conheço? Sacou a diferença? Então, toda a facilidade de aprendizagem linguística que eu tinha na adolescência, quando fui aprender francês, e não aproveitei para aprender o inglês, o espanhol e o italiano, está me fazendo falta agora, por que ler é uma coisa mental, falar é uma coisa auditiva, e ai a coisa fica difícil…

Uma das grandes atividades aqui no ITC é a oportunidade de encontrar pessoas do mundo todo e travar um dialogo rápido e cotidiano tipo assim:

–        Bom dia, hoje está mais frio que ontem, você não acha? Será que vai chover o dia todo de novo? Meu nome é Marta e o seu? Eu sou do Brasil, de onde você é?

Mais fácil que isso só se for “The book is on the table”, acontece que escrever, ler e falar é uma coisa, entender a resposta que um cambojano, senegalês, sudanês, indiano ou africâner esta falando, com seu sotaque inglês, é uma coisa surreal para quem como eu precisa ler os lábios da pessoa.

Bom dificuldade a parte, eu sou brasileira, Deus está comigo e ninguém me segura, kkk, o que falta no entendimento vai na mímica, esqueci como se fala uma palavra, mímica, e conto com a boa vontade da maioria das pessoas que estão por aqui, que também tem lá suas dificuldades com o inglês como segunda língua e são simpáticas e também tentam se comunicar, exceto claro, aqueles que tem o inglês como primeira língua, o povo chato.

–        You don’t speak english? Oh sorry, I’m only speaking english…

–        Ora vá se danar seu esnobe! Eu não preciso de você para achar o caminho do banheiro, kkk

No mais a diversidade de línguas me encanta, fico na mesa do jantar observando as conversas entre os povos. Ontem me sentei por engano na mesa de um grupo que pensei que era da minha classe, mas não estava entendendo nada do que eles estavam falando, até que apurei os aparelhos auditivos e percebi que era francês, aquelas aulas ainda estão em minha memória de acesso remoto, tasquei o meu:

– Do you speak French?

-Yes,
–  Oh! I don’t speak English. I speak Portuguese, “a little” Spanish and Italian,

Oh! I’am sorry…

KKK, fiquei na mesa tentando me lembrar das palavras em francês, mas o sotaque era tão misturado que acabei me tocando que eles deviam ser senegaleses, porque era o francês mais diferente e difícil que eu já ouvira na minha vida.

E assim estou indo e me divertindo, olho para a pessoa, tento adivinhar de que país ela é, fico perto para ouvi-la falar e quando escapa alguma coisa que não seja inglês eu arrisco esse é alemão, esse é francês, difícil é quando é asiático, qual a diferença entre japonês, chinês e cambojano? É a mesma coisa quando todos tomam os negros por africanos e os morenos por latinos, assim dá para deduzi que todos os brancos são europeus… Parece racismo de minha parte, mas não é, é apenas um reducionismo continental para tentar separar e classificar as línguas para meu cérebro ir se acostumando, porque sem falar outra língua eu estou me virando, imagine na próxima viagem quando eu estiver com o inglês macarrônico na ponta da língua?

Agora eu vou tomar meu café e sair na chuva porque minha aula começa daqui a pouco.

bye, bye

Marta

Deixe um comentário

