Garganta inflamada

Na segunda feira da semana passada meu filho Pedro Camilo, já estava reclamando que sua garganta estava doendo. Mas sabe como é, dor de garganta se resolve com chás, pastilhas, antigripal, descanso e outros remedinhos e conselhos caseiros, além do mais e da dor no corpo, não havia febre, portanto… Vá trabalhar menino…

À noite Pedro continuou a reclamar. Agora doía a garganta, o corpo todo, os músculos e articulações e a febre começou aparecer. Acompanhamos a evolução do caso e na terça de manhã levei-o ao médico.

Aqui na cidade temos um posto que atende 24h e entendi que não era necessário levá-lo ao hospital em Salvador por causa de uma dor de garganta, afinal, a única doença que meus filhos tiveram desde criança, fora catapora e braços quebrados, sempre foi a garganta inflamada, nada que uma boa Amoxicilina solução não resolvesse em três dias.

Fomos ao posto logo cedo, ficamos na fila como bons cidadãos e contribuintes que somos, Pedro foi atendido por uma médica que constatou a gravidade da infecção e receitou a famosa Bezetacil. Otávio acompanhou o diagnóstico da médica com a recomendação de mais 5 aplicações de Triaxin 1g, uma a cada dia durante a semana, Biofenac e Dipirona para a febre, além de  um atestado médico de 7 dias para apresentar no trabalho. A médica diagnosticou uma “amidalite agravada” e que era necessário repouso e observação da medicação.

Os dias foram passando, Pedro ficando cada vez pior, as injeções cada vez mais doidas, a febre indo e voltando, até que ontem, sábado 21/01, começou a ter calafrios, mãos e pés gelados, unhas roxas por falta de circulação e nós saímos disparados para o hospital.

Quando fomos atendidos Pedro estava com 40° de febre, passou por um médico com um CRM 5 mil números menor do que o da médica do posto, que confirmou a “amidalite muito mais agravada” e estranhou a medicação que Pedro estava usando, pois para ele a recomendação médica era para outro tipo de medição, oral, que preferencialmente não fosse tão agressiva com o paciente. Receitou Amoxacilina 500mg, comprimido, e disse que amanhã, (hoje) aquela mesma hora, Pedro já estaria bem melhor, sem febre. Perguntado sobre a medicação, o médico nos disse que ele não receitaria aquelas injeções no caso de Pedro até porque a dosagem deve ser administrada a cada 12 horas e não 24h como havia sido receitado.

Aguardamos o final da medicação de Pedro e voltamos para casa questionando o que foi que a médica do posto fez afinal, acertou o diagnóstico e errou a medicação, ou errou a dosagem, ou não sabia o que fazer e fez alguma coisa errada?

Pedro tomou 5 injeções, passou a semana inteira passando mal com dores no corpo, febre, correndo o risco de ter um abcesso nas amigdalas inflamadas, mais grave ainda, que esse abcesso se rompesse, enquanto que o outro médico com três comprimidos de 08 em 08 horas resolveu a situação… O corpo de Pedro estava com tanta medicação que não sabemos o que é que foi que fez efeito afinal, eu aposto na Amoxicilina. Um santo remédio desde que eles eram pequenos.

Como é que eu fui esquecer isso?

A vontade que dá é fazer uma denúncia sobre o primeiro diagnóstico, ou melhor, sobre a primeira medicação, mas para quem e sobre que base… Vai adiantar de que… Melhor seria voltar no posto e dizer a ela que na próxima garganta inflamada receite três comprimidos ao invés de ficar espetando o filho dos outros com o remédio errado!

Anúncios

2 comentários em “Garganta inflamada

  1. Triaxin dói muito mais que Bezetacil.Porem existe intravenosa que os médicos nunca passam.Certamente porque nunca tomaram uma intramuscular.

  2. Olá querida, estou quase na mesma situação o meu filho esta com amidalite severa, ja esta com várias aftas na boquinha e língua , e ontem devido a ele não conseguir engolir nada o pouco que consegue passa mal e solta tudo, outro pediatra receitou triaxin 1g 7 dias, mas estou muito preocupada, não sei mais o que fazer , uma enfermeira conhecida disse que este traxin doi tanto quanto a Bezetacil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s