Dia da mulher?

Estamos no mês da mulher.

Já recebi um monte de emails, mensagens e congratulações em comemoração ao mês da mulher, e eu me pergunto:

– Estão me felicitando por ser mulher?

Como se eu tivesse feito a escolha certa, como se o fato de ter nascido desse gênero fosse o mesmo que acertar sozinha na loteria, mega-sena e demais apostas arriscadas que a vida nos faz assumir todos os dias.

Assombra-me a hipocrisia disfarçada daqueles que passam por mim nos corredores e em dias “especiais” como estes vêem me cumprimentar como um ato obrigatório socialmente aceito.

Estou meio azeda hoje. Estou esperando para resolver uma situação profissional que se arrasta há algum tempo e fico imaginando que se eu fosse “homem”, isto é, do outro gênero humano, não teria recebido maior respeito em relação as minhas idéias, propostas, esforço, técnica, capacidade e competências, enfim se eu fosse outra pessoa tudo seria diferente?

Mas eu não quero ser outra pessoa! Eu sou eu, pronto e acabou! E o fato de uns e outros não entenderem isso me deixa furiosa! Dia da mulher uma ova, eu quero é respeito!

Por outro lado… Graças a Deus, sempre existe um outro lado em tudo… Justamente por causa do “Dia da Mulher”, recebi um convite para participar da comemoração aqui no trabalho, fui convidada por outras mulheres é claro porque esse nivel de sensibilidade ainda não atingiu a toda a raça humana.

  • Primeiro me convidaram para recitar algumas poesias sobre a ocasião – mulheres…
  • Depois ampliaram o convite para cantar com outros colegas, músicas sobre o tema – mulheres…
  • E por último perguntaram se eu não podia doar um quadro para ser sorteado entre as mulheres presentes no evento.

É claro que aceitei os convites, até porque eu ainda não estava irada como estou hoje, mas confesso que o último convite me pegou de surpresa. Até então tenho considerado meus quadros como exercícios nos quais eu ainda procuro desenvolver este veio artístico. Nunca havia pensado em vender, doar ou coisa parecida porque para mim ainda não estão prontos, mesmo as telas que estão aqui, para mim ainda são passíveis de ajustes.

Surpreendi-me ao aceitar o desafio e assumir o compromisso de entregar uma tela para o sorteio.

Passei a semana pensando o que fazer, como fazer, até que decidi que o melhor seria retratar uma silhueta feminina em movimento, com graça e leveza… Pensar é fácil…

Ontem fui ao ateliê e Túlio pediu um “projeto” do que eu estava pensando, como eu havia levado uma “pesca” esbocei numa tela minha mulher feminina e me entreguei à sua leveza. Chamei por Túlio várias vezes e ele de propósito me ignorou durante minha criação, aparecendo quase no final do trabalho para me ajudar a dar volume e tridimensionalidade a imagem. 

Ao final, fiquei muito satisfeita com o trabalho e pensei que o fato de ser mulher me ajudou a colocar um pedaço de minha alma naquela tela. Vou trabalhar meu desapego e entregá-la para o sorteio desejando que a mulher que a receba consiga ver e sentir todo o amor que está impregnado naquelas tintas.

Estou esperando um dia de sol para fotografar a tela e colocá-la no blog, na página Pinturas.

Pensei em montar um portfólio com as telas que já fiz, mesmo com aquelas que acho precisam de ajustes, para organizar esse “acervo” e poder contar essa história depois.

Enfim, não importa se é dia ou mês da mulher, o que realmente importa é o que as pessoas fazem durante o ano todo para efetivamente reconhecerem quem somos.

Eu sou uma mulher – na amplitude total que esta pequena palavra representa – e peço a Deus que por favor, na próxima encarnação, me conceda o direto de voltar a sê-lo novamente, se possível 10 cm mais alta e 10 Kg mais magra!

Até mais,

Marta

Um comentário em “Dia da mulher?

  1. Gostei muito do texto!
    Nunca tinha parado pra analisar as coisas por esse lado!
    Indignação mais do que apoiada!!!

    E o quadro?
    Ficou muito legal…a mulher que ganhou, deve ter ficado bastante feliz!

    Beeijos

Deixe um comentário

