Sobre esperanças e desafios

Influenciada por um monte de pessoas, coisas, acontecimentos, leituras e observações, acabei redigindo este texto (mensagem?) no meio de uma reunião de trabalho hoje, fazia tempo que não me acontecia uma dessas.

Fomos acostumados a pensar que é necessário ter esperança de que a vida será melhor do que é hoje, de que a felicidade será garantida no futuro, que quem espera sempre alcança.

Por muito tempo também eu vivi essa verdade na esperança que essa realidade se concretizasse em minha vida. Com o tempo, porém, fui aprendendo comigo mesma que o esperar, por si, é vazio, não nos trás o futuro que desejamos, essa atitude coloca o verbo no vir a ser, que nunca acontece, porque o amanhã não existe.

Aprendi com o tempo e com minha maturidade que a vida acontece no hoje, no presente, que o futuro nunca chegará e que é preciso ser feliz agora, antes que esse momento também passe e se torne passado, sem que você tivesse se realizado como pessoa.

A Esperança então só se torna útil se ela for transformada em Confiança, os Desejos só servem para alguma coisa se forem encarados como Desafios e os Sonhos precisam ser realizados neste momento!

Essa nova perspectiva de vida tem me mostrado o quanto é possível ser feliz em cada dia que tenho vivido, mesmo que seja uma gota de felicidade por dia, um sorriso por dia, um abraço por dia, um beijo por dia, o amor de cada dia. Não é encarar a vida com pessimismo esperando o que nunca chega, ao contrário é celebrar cada pequena coisa boa que nos acontece e reconhecer a soma de tudo ao final do dia.

Então se transformarmos a esperança em confiança, cada desejo em um desafio pessoal e acreditarmos que nossos sonhos podem ser realizados por nós mesmos hoje ainda, teremos a certeza que nossa felicidade já está batendo em nossa porta pela manhã, cabe a nós abri-la e viver feliz.

Marta

Deixe um comentário

