Extra! Extra!

Minha apresentação no congresso foi um sucesso! Aliás, o congresso foi um sucesso!

Mais de 600 pessoas do Brasil inteiro, além de participantes do Mercosul.

Confesso que eu estava nervosa, com as pernas tremendo antes da apresentação, mas estou convencida de que recebemos aquilo que merecemos e este trabalho foi uma prova disso.

Durante a manhã assisti a ótimas apresentações que me fizeram estruturar o que eu vinha pensando fazer. Em uma apresentação antes da minha, já com o crachá chiquérrimo de “Palestrante”, estava sentada quieta tentando respirar quando fui abordada por um participante que me cumprimentou dizendo:

– A senhora é Marta Gaino? Vou assistir sua palestra!

Quase cai da cadeira… Olhei para o homem e pensei meu Deus o que é que eu faço agora? A coisa é séria mesmo… realmente está acontecendo… não é minha imaginação! Só consegui dizer que estava me acalmando antes da palestra, e ele disse:

– Porque se acalmando? Sua palestra vai ser a melhor do congresso… Você é a melhor palestrante que pode existir, porque só você pode falar sobre sua experiência!

Naquele momento eu fiquei sem saber o que pensar, dizer, fazer… acabei olhando para ele admirada e pensando: esse homem deve ser mestre em PNL… mas não importa, ele me disse e me deu o que eu estava precisando para levantar daquela cadeira e seguir para a sala onde faria minha apresentação. Conversamos um pouco, pedi licença e fui.

Cheguei cedo na sala e fiquei observando a movimentação das pessoas entrando e se ajeitando nas cadeiras, algumas pessoas conhecidas, outras que acabei conhecendo no congresso e muita, mas muita gente que estava lá para ouvir sobre minha experiência de implantação do escritório de projetos.

Não sei direito como foi mas de alguma forma eu simplesmente estava calma! Abri a apresentação, falei sobre como fizemos o trabalho, em que ponto estávamos e ao final as pessoas continuavam na sala para perguntas, para ver o sistema e depois para conversar comigo, trocar cartões, enfim tudo aquilo que eu mesma faço quando me interesso pelo assunto e pelo palestrante.

Nesse dia de tarde tive de sair do congresso para fazer outra apresentação para um grupo da secretaria. No dia seguinte, último dia do evento, alguns participantes vieram conversar comigo ainda interessados em conhecer mais profundamente a experiência do escritório, trocar arquivos e informações por email, cartões ou simplesmente ficar conversando sobre casos similares.

Aprendi com essa experiência que por mais que pensemos que o que fazemos é pouco, sempre temos o que ensinar a alguém, e por mais que pensemos que nosso trabalho vale alguma coisa, sempre temos o que aprender com quem já passou por esse caminho.

Aprendi demais nesse dia!

  • Aprendi que sempre é possível aprender quando nos abrimos para isso;
  • Aprendi que as pessoas nos desejam o sucesso quando somos verdadeiros e acessíveis;
  • Aprendi que sempre temos algo para ensinar e para aprender, e que esta é uma via de mão dupla e simultânea;
  • Aprendi e confirmei o que já sabia à respeito de Deus – ele coloca anjos à nossa volta para nos ajudar e só precisamos abrir os olhos para vê-los voando por perto quando necessitamos.

beijos e muchas gracias

Marta

Um comentário em “Extra! Extra!

  1. Tenho muito orgulho de ter uma amiga PALESTRANTE e competente. Mas que ao mesmo tempo é exigente consigo mesma!
    Que Jesus continue a te iluminar, sempre!

Deixe um comentário

