Sáfari

Cada vez que saio e vou a um congresso ou algo parecido, me empolgo e volto cheia de livros! Da outra vez foram 5 numa tacada só: 2 manuais e 3 técnicos. Desta vez foram 4:  1 manual e 3 técnicos, para manter  a média…rsrs

Começo a ler todos ao mesmo tempo e as idéias de um vão  se misturando às dos outros e dali a pouco eu não sei mais quem escreveu o que, só sei que tudo acaba virando pensamentos dentro da minha cabeça.

Um deles faz uma analogia entre a selva e seus animais e os processos de planejamento estratégico ( ainda não o li todo portanto não posso ampliar esse comentário por hora).

Mintzberg e os demais autores do livro “Safári de Estratégia” fazem uma dedicatória “àquelas pessoas mais interessadas em espaços abertos do que em jaulas fechadas”  e citam A. A. Milne em:

“Existem pessoas que visitam o zoológico a partir do começo, chamando ENTRADA, e caminham o mais rápido que podem, passando pelas jaulas, até a SAÍDA. As pessoas mais sensíveis vão direto ao animal de que mais gostam e lá permanecem por um bom tempo.

Alan Alexander Milne, na introdução a Winnie-The-Pooh”

Eu de minha parte, entendo o que ele quis dizer como sendo que muitas pessoas pegam um trabalho e o realizam do começo ao fim sem atentar para os acontecimentos e relacionamentos sistêmicos que acontecem entre processos, entre pessoas e entre processos e pessoas. Outros no entanto, fazem o mesmo trabalho e se dedicam a estudar ou apreciar todos os movimentos e fatos internos com uma certa atenção “cuidadosa” a algumas partes específicas das quais mais gostam ou se identificam.

Deixando a filosofia de lado e considerando que eu, por princípio, não gosto da idéia de zoológico e nem de circo de animais, faço uma outra correlação de fatos:

– Se a administração estratégica pode ser comparada a um zoológico ou extrapolando, a uma selva, e

– Se existem pessoas que passam direto e outras que param para admirar a paisagem,

– Eu, com certeza, escolho estudar a vida dos animais.

Vou continuar a ler para ver o que aprendo…

Marta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s