Ser pessoa

Passei o dia trabalhando em meu livro. Comecei a organizar os textos e poesias imaginando como será a edição, mas falta tanta coisa ainda para que ele se materialize que acho que terei muito com o que me ocupar até o final do ano.

Percebi que o dia hoje se voltou todo para mim, até tinha mais o que fazer, trabalho para terminar, mas acabei me envolvendo comigo mesma e acho que foi isso que me deu um certo conforto para ficar ao meu lado, quieta, pensando. Parece que estou começando a gostar de minha companhia, ou melhor, estou me lembando de como é bom prestar atenção em mim e o que existe aqui dentro.

Acabei de ler um livro muito interessante sobre o desafio de ser pessoa. Muitas das idéias, pensamentos, teses e teoria me ajudaram a entender algumas das coisas que andam me machucando ultimamente.

Não é um livro de auto-ajuda, o autor diz isso logo nas primeiras páginas, realmente não é. Também não é um livro religioso ou sobre religião, mas sim um misto de psicologia e antropologia numa linguagem escrita para aqueles que não são iniciados nessas ciências de modo que devagar, a cada página e capítulo, a pessoa possa ir desvendando o seu próprio caso, amorosamente, sem sentir-se ameaçado ou subjugado, pois é exatamete esse o assunto principal do livro. – Como é que caimos nessas armadilhas que nos prendem a vida toda por não conseguirmos reconhecer que somos nossos próprios carcereiros, uma vez que a chave da cela está em nossas mãos.

O livro é “Quem me roubou de mim” – O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa, escrito pelo Padre Fábio de Melo.

Uma boa lição a ser aprendida com ele é: “não julgue o livro pela capa” – leia-o antes de emitir sua opinião. O mesmo se pode dizer sobre as pessoas, busque além da primeira impressão para que tenha certeza do que está fazendo.

Essa eu aprendi hoje.

Marta

Deixe um comentário

