Amigos

Ontem foi dia do amigo. Dizem que foi um argentino quem inventou essa história, eu por mim nem tinha me ligado muito nesse assunto, mas o pessoal lá do escritório fez uma sessão de abraços coletivos e quem chegava atrasado tinha de abraçar um por um. Foi legal! Nesses momentos mesmo que não seja espontâneo,  um abraço serve para consolidar  os acordos de boa convivência e urbanidade. Porém, prefiro as demonstrações de carinho mais verdadeiras.

Adoro escrever, mas não enviei bilhete ou mensagem às minhas amigas, acho que me passei e não pensei nessa gentileza, mas elas também  não sentiram falta, portanto, é mais uma prova de que a amizade verdadeira independe de dia marcado, ela vale pela soma dos dias e noites que passamos pensando, preocupados com os problemas deles, pelos almoços e saidinhas para compras fora de hora, pela confiança, pelos segredos, pela companhia, pelo sentido de estarmos juntos mesmo que a quilômetros de distância…

Houve um tempo em que eu não tinha pessoas a quem eu pudesse chamar de amigos, não sentia essa verdade dentro de mim, não estava aberta e nem disposta a dividir minha vida nessa intimidade que é necessário ter para que exista uma amizade sincera. Hoje penso que amadureci o suficiente para saber o quanto preciso de amigos reais, leais  e verdadeiros, espero merecer a amizade deles.

Há todo tipo de amigos:

Já falei de minhas três amigas estrelas cintilantes que, cada uma a seu modo, norteiam meu caminho com amor, com carinho, com broncas, com apoio, às vezes apenas me ouvindo, às vezes me fazendo ouvir o que quero e o que não quero, diga-se de passagem…

Mas eu tenho outras amizades, em vários níveis de profundidade.

Tem aqueles que só aparecem em dia de festa; têm outros que surgem do nada quando você mais precisa e vão embora do mesmo jeito que chegaram; uns vem para consolar, cantar, pintar, dançar, outros só para me lembrar de minha força; alguns para pedir dinheiro emprestado a fundo perdido…rsrs

Ultimamente tenho encontrado pessoas que não via há alguns anos e que me dizem “nossa o tempo não passa para você!” Oh! Meu Deus, como eu adoro esses amigos mentirosos…

Eu sou terrível com nomes, é uma falta de educação mas eu simplesmente troco os nomes das pessoas, porém me lembro de cada rosto que já passou por mim, principalmente daqueles que estiveram por perto em momentos importantes de minha vida, momentos de dor, de alegria, conquistas ou decepções e é isto que faz com que cada um a sua maneira tenha um lugar reservado em meu coração. É uma multidão que mora aqui dentro, uns só a passeio outros com contrato assinado de locação sem tempo determinado e alguns simplesmente detém o título de uso capião e nunca mais irão embora, porque sem eles me dá taquicardia e tudo desanda.

Só sei que a cada dia que permito que alguém se aproxime de mim é uma porta que se abre para uma nova amizade e dependendo do dia, se essa pessoa tiver sorte, essa amizade pode ser selada com um grande sorriso!

Vale a pena pensar que em minha vida consegui encontrar pessoas tão maravilhosas que me fazem sentir bem apenas por existir e conhecê-las.

Aquele negócio da Ananda funciona mesmo, estou começando a me convencer disso!CARETINHAS

Um super abraço para meus amigos, os de perto e os de longe, porque meus braços os alcançam onde eles estiverem tão logo eles se lembrem de mim.

Marta

2 comentários em “Amigos

  1. Marta, a amizade verdadeira independe de dia marcado, concordo com vc, mas pra que cartão se tenho uma amiga que, com seu gesto de explicar tudo isto, cria uma mensagem com um significado muito maior e profundo que não se explica. Vem de Deus. Vc é mais que amiga, é irmã.
    Sinta-se abraçada por mim sempre.
    Silvana

  2. Obrigado Marta,
    Por sua presença tão completa, tão forte e tão amena.
    Quando vc está presente sente-se uma leve brisa, porém quando vc se ausenta é como se um vendaval estivesse por chegar. É triste.
    Vc é borbulhante porém acalma.
    Vc é sim uma artista, que bom que o destino nos permitiu esse encontro, vamos trabalhar por um mundo com uma nova arte. A arte fica cada vez mais necessária nesse mundo onde a maioria perdeu o endereço de si mesmo.
    Um forte e afetuoso abraço
    Túlio

Deixe um comentário

