Paciência, calma e ação

Construí esses conceitos tentando esclarecer a diferença entre paciência e calma.

Paciência é a virtude de ter tolerância em esperar que acontecimentos futuros “aconteçam” a partir de ações planejadas com objetivos específicos ou apenas aguardar que os fatos se desenrolem sem a interferência pessoal do interessado.

Calma é a capacidade de manter o controle emocional ao longo do tempo, enquanto se espera que os fatos desejados aconteçam. Especificamente relacionada à ação e resposta imediata ao fato, de modo a manter a objetividade e serenidade na análise dos acontecimentos, com controle sobre a inquietação e nervosismo pessoal por estar interessado no assunto.

Na verdade paciência até que eu tenho, mas muitas vezes o que me falta é a calma para por minha paciência em prática.

Defino-me como uma pessoa de ação, então mesmo quando tento, e às vezes, consigo ser paciente essa paciência tem de ser eivada de ação. Esperar por esperar é em si um ato nulo desprovido de qualquer finalidade além de perder tempo. Eu gosto de aproveitar o tempo. Ele não volta para te dar outra oportunidade.

Não consigo entender pessoas que ficam horas, dias a fio, olhando a vida passar sem tomarem uma atitude prática diante dos acontecimentos, a vida contemplativa decididamente não é para mim!

Eu sou uma pessoa de visão sistêmica, funciono bem quando posso traçar parâmetros, observar todos os aspectos envolvidos em cada ação, cada problema, cada processo do qual me aproximo, cada projeto no qual me envolvo em busca de crescimento.

Fico maluca, desnorteada quando sou bloqueada, ignorada, mantida fora de meu raio de ação apenas porque causo certo incomodo com minha presença.

Preciso de espaço para fazer o que sei fazer melhor – conecções, links e inter-relações entre pontos aparentemente desconexos entre si.

Quando criança gostava de desatar nós, agora consigo traçar caminhos com os fios soltos.

Marta

2 comentários em “Paciência, calma e ação

  1. Marta,(minha xará)
    Namastê!!!
    Hoje eu me reuno com pessoas do Grupo “Consciência em Florescimento” onde nos reunimos, uma vez por mes, para refletirmos juntos sobre um tema. E o tema de hoje é “Paciência”
    Fiquei pensando: existe uma diferença entre paciência e calma…..
    Fui pesquisar na Google, e achei a sua definição sobre a minha pergunta.
    Gostei muito.Grata.
    O nome que apareceu aí Emmanuel Mirdad é de meu filho. Este computador está no seu nome, assim tudo que mando, sai o nome dele.
    Eu tenho 71 anos, sou professora de música e na minha família tem 3 poetas. Eu faço formatação das poesias deles e de mensagens minhas que eu faço para o grupo. Eu já fiz a da paciência.
    Gosgtei de conhecê-la.
    Um abraço
    Martha

    • Martha,
      Prazer em conhecê-la!
      Mais ainda em saber que você é ligada à música e a poesia como eu.
      Meu blog começou como um diário digital para que eu pudesse colocar as impressões que tenho do mundo e acabou aberto por insistência de amigos. Espero tê-la entre eles.

      Envio uma gravação que fiz de Viagem, Paulo Cesar Pinheiro, que resume meu sentimento sobre como a poesia pode elevar nossa vida a um nível de felicidade e paz que normalmente não se encontra esparramado pelo mundo. Minhas poesias estão no blog, gostaria de sua opinião quando tiver tempo.

      Peço que me mande a mensagem que fez para seu grupo, se for possível, adoraria participar à distância.

      Namastê!


      Marta Gaino

Deixe um comentário

