Razão e Coração

A razão só enxerga o óbvio, o prático e possível naquele tempo e lugar –

O coração só deseja para além do próprio tempo para que seja possível viver até que isso aconteça;

A razão tempera a vida com sal dando-lhe o gosto da certeza –

O coração usa ervas finas para que os dias tenham sabor especial e valham a pena serem vividos;

A razão dimensiona nossas ações para que sejam exatas e producentes –

O coração dá vazão aos desejos fazendo com que cada dia valha mais do que foi possível sonhar;

A razão reduz tudo a utilidade desqualificando a emoção do ser –

O coração amplia tudo pelo valor quantificando o pensamento inanimado;

Razão e Coração se completam e conflitam, porém enquanto eu puder escolher, meu coração comandará meu destino;

Meu coração vive num anexo de meu corpo e conversa comigo dali de pertinho, observando minhas reações, sentimentos e emoções ao que me acontece, ao que me submeto, ao que me revolto e transformo nesse desafio diário de crescer, amadurecer e viver plena e intensamente, mesmo que racionalmente, seja impossível dar certo.

Marta

Reflexões sobre Pascal

Deixe um comentário

