Alçar vôo

Desculpem a ausência, mas o final de semana é muito curto para fazer tudo o que é preciso em minha agenda. Acho que vou acabar jogando ela fora antes que me aborreça…

Hoje é um dia espremido entre o final de semana e um feriado; muita gente trabalhando a contragosto, chuva na cidade inteira e eu aqui me divertindo tentando vencer o Access para fazer um formulário.

Recebi um pps* com vários pensamentos de Rubem Alves sobre o ato de educar crianças e fiquei a pensar em como eu estou educando a criança que ainda vive em mim. Ele fala de educar o olhar para que a criança descubra o significado das coisas e a partir desse mistério consiga traduzir em palavras os sentimentos. A mim tocou pela simplicidade da idéia e por confirmar meu modo de traduzir o mundo interno e externo, pois são as palavras que calçam meu caminho de dentro para fora e de fora para dentro.
É pela escrita que consigo entender-me e traduzir-me verdadeiramente.

No trecho abaixo ele fala sobre as escolas gaiolas e as escolas asas. Lembro que escrevi um poema sobre o fato de sermos nós mesmos a nos mantermos presos em gaiolas. Pensando agora, talvez nós tenhamos sido presos na infância e por esse motivo não conseguimos entender como é ser livre e o sabor que a liberdade pode trazer à nossa vida. Partimos do princípio que é proibido voar, que não sabemos ou não merecemos essa dádiva, então para que tentar, para que sofrer sonhando…

Não meus queridos.
Eu nunca desistirei de sonhar e de alçar meus vôos.
Abraços,
Marta

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

* http://www.slideshare.net/1950/educar-rubem-alves-presentation

Poema Engaiolados – está lá em Amadurescência.

Deixe um comentário

