Incendiárias

Pegada 1
Abdomen contraido, encha o peito de ar e siga em frente,

Pegada 2
Olhe para a frente e comece a remar, a favor da maré, por favor…

Pegada 3
Levante a cabeça e suba! Saia de onde você está e comece a realizar sua vida.

Houve um tempo em que eu realmente gostava de mim. Está certo que eu era conhecida como intempestiva, briguenta e autoritária, minha fama corria mundo com um pouco de exagero do povo, é claro. Mas você quer saber: eu não ligava nem um pouco para isso, fazia o que achava que tinha que fazer e pronto, estava bem feito. Simplesmente reativa.

Depois as circunstâncias acabaram me amaciando, moldando as necessidades que começaram a aparecer na minha frente. Não que eu tenha desistido ou esquecido de quem eu era, apenas estava fazendo outras escolhas, que naquele momento serviram muito bem aos meus propósitos. Ação e reação coordenadas.

Agora isso tudo é parte do passado, hoje é preciso medir os atos e as palavras, num balanceamento que me desgasta por que exige de mim que perca a espontaneidade, que pese e analise as consequências como se um pensamento mal colocado fosse por fim ao mundo.

Eu não sei se quero ser essa pessoa. Ainda gosto de minha antiga Eu. Ela ainda está falando comigo de dentro para fora, às vezes grita – Socorro! Alguém me tire daqui… Outra vezes diz: eu bem que te avisei, você não me ouviu! Ou então fica zombando de mim, rindo por eu querer ser a Dona Certinha.

Depois eu termino essa conversa. Agora vou apartar a briga das duas porque hoje elas levantaram a fim de por fogo nos meus pés, e eu tenho que ir trabalhar.
Marta

Um comentário em “Incendiárias

  1. Lendo aquele livro sobre citações encontrei essa:
    “Fausto (Goethe 1797) reclamou de ter duas almas no seu peito. Eu possuo toda uma multidão batendo boca. É como se fosse uma república” atribuído a Bismarck…

    Donde eu concluo que não estou sozinha nessa aventura de descobrir-me por dentro, de vez em quando encontro umas companhias muito interessantes, vou ler Fausto.
    Até mais,
    Marta

Deixe um comentário

