Carpe Diem

Carpe Diem é uma frase em latim de um poema de Horácio e é popularmente traduzida para “colha o dia” ou “aproveite o momento”. É também utilizado como uma expressão para solicitar que se evite gastar o tempo com coisas inúteis ou como uma justificativa para o prazer imediato, sem medo do futuro. (Wikipedia)

Confesso mais uma vez, que minha mente vive o amanhã.

Contrariando Horácio, meu fazer está atrelado ao futuro que eu antevejo em meu desejo de crescer como pessoa. Meu hoje só tem razão se estiver “linkado” com meus sonhos e as maneiras mirabolantes que crio para realizá-los. Porém, entendo que sua intenção ao dizer “viva o dia” está mais para “não desperdice seu tempo com sofrimentos e angústias que não te levarão a nada”, coisa que tenho feito muito ultimamente mesmo contra minha vontade.

Então, saindo do fundo de minha alma, chegou esse desejo de carpe diemar minha vida sem culpa e sem medo de ser feliz no hoje, com aquilo que eu posso resolver neste momento.

Às vezes as respostas estão à nossa volta, mas não conseguimos enxergar porque nosso olhar não está presente no mesmo instante em que estamos vivendo.

Demoro mas eu aprendo!

Fiquem com Horácio…
Marta

“Odes” (I,, 11.8)
Horácio (65 – 8 AC)

Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã
Não perguntes, saber é proibido, o fim que os deuses darão a mim ou a você, Leuconoe, com os adivinhos da Babilônia não brinque. É melhor apenas lidar com o que se cruza no seu caminho.

Se muitos invernos Jupiter te dará ou se este é o último, que agora bate nas rochas da praia com as ondas do mar Tirreno: seja sábio, beba o seu vinho e para o curto prazo reescale as suas esperanças. Mesmo enquanto falamos, o tempo ciumento está fugindo de nós.
Colhe o dia, confia o mínimo no amanhã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s