Lembranças

Estava atualizando meu varal e me veio na cabeça muitas lembranças, a maioria de minha adolescência, por que aquelas músicas estão iluminando o oco de minha cabeça, que tem é coisa guardada…

Eu sempre estive mais para “papo cabeça” do que para “anjo rebelde”, mas sabe como é, de vez em quando dava uma escorregada e ouvia alguma coisa meio “herege”. Lembro que enquanto o povo de minha idade gostava de rock, eu curtia os libertários chilenos e todos os cantos da América Latina. Depois a MPB, que naquele tempo estava brotando com Chico, Caetano, Milton, Djavam, Belchior, Taiguara – alguém se lembra dele? A bossa nova já estava passando, mas fincou um pé dentro de meu coração e finalmente o samba, que foi o último a entrar e parece que trancou a porta. Sem falar no sertanejo-raiz que ouvia desde o berço e que me traz verdades singelas como nenhuma outra. Depois com o tempo compreendi que a musica é universal e não importa a nacionalidade, mas sim o que ela nos diz, aí comecei a prestar atenção no inglês, no francês, no italiano, tudo muito eclético e cultural.

Às vezes acho que nossa safra de compositores está se esgotando, eles surgiram juntos e vão desaparecer juntos. Desaparecer não, porque o que é bom não morre, mas… custa a ser recomposto, muito de vez em quando aparece algum outro letrista que possa ser colocado ao lado daqueles. Intérprete é mais fácil, sempre temos novidades, mas vão cantar o que? Regravações…

A idéia do varal musical foi para desocupar espaço na mente, mas ao final parece que está resgatando sentimentos esquecidos. Cada música tem uma história, algumas valem a pena contar, outras não… Mas estou me divertindo um bocado fazendo aquele blog.

Beijos musicais
Marta

Deixe um comentário

