Talento e transpiração

Segundo Túlio, meu querido professor de desenho, talento não existe. O que existe é o desejo e a perseverança para fazer bem feito, de melhorar sempre, porque uma aptidão inata sem ser trabalhada não adianta de nada, portanto, por essa máxima eu acho que ainda tenho salvação. O que não me falta é desejo e dedicação para acertar e fazer bem feito as coisas que passam pela minha cabeça. Está certo que eu acabei desistindo momentaneamente daquele nariz, mas também tudo tem um limite, não é mesmo?

O curso já está terminando e mesmo não tendo conseguido fazer todos os exercícios com a técnica e prática necessária por causa de minha falta de tempo, o resultado foi surpreendente. Minha percepção de espaço já era boa, mas somada ao conhecimento da perspectiva ampliou minha visão do mundo. Sem exageros, logo após a primeira aula passei a observar os cenários procurando os pontos de fuga e convergência imaginando como poderia desenhá-los. Mesmo que a cena não vá para o papel, o modo de pensar e ver as coisas mudou minha maneira de entender o mundo que me cerca e acabei transferindo essa percepção para outros cantos de minha vida pessoal e profissional, principalmente .

As últimas aulas estão sendo dedicadas ao corpo humano. Entendendo e observando como é a estrutura do esqueleto, musculatura e textura da pele, depois o movimento e as proporções, pudemos ver como é fácil desenhar. Sem complicação, apenas observação e dedicação. O talento se constrói com a prática e a transpiração do desejo de acertar.

Confesso, no entanto, que tenho muito ainda que me dedicar e transpirar para chegar a um ponto que eu considere um mínimo aceitável para um desenhista, mas minha intenção ao iniciar esse curso não era essa. Meu desejo era conseguir colocar no papel e posteriormente numa tela as cores dos meus pensamentos, e isso eu sei que já posso fazer.

Após o carnaval começa um novo curso, agora de pintura, onde eu poderei colocar o que consegui captar nesses 4 meses de descobertas internas e externas. Tenho a certeza que é o inicio da pintura de minhas poesias, que se tornarão depois as gravuras de meu livro…
Marta

Deixe um comentário

