Caleidoscópio

Engraçado saber que o caleidoscópio foi inventado por um físico inglês. Espera-se que um físico tenha mais o que fazer do que inventar um brinquedo, mesmo que tenha sido sem querer, seu tempo deveria ser mais bem aproveitado. Vai saber o que se passou na cabeça daquela criatura quando teve essa idéia colorida… Acontece que, como tudo o que se coloca no mundo, sempre se acha uma utilidade para a coisa algum dia, então aquele tubo com vidros coloridos e espelhos acabou virando uma fonte de padrões simétricos de desenho derivando até programas para computadores.

Eu aqui com minha imaginação sem fim, fico pensando em como a nossa vida se parece com aquele brinquedo. Como se fossemos um tubo cheio de espelhos onde os acontecimentos são caquinhos de vidro virando e revirando dentro da gente. A cada movimento um novo padrão simétrico se forma e quem está de fora, olhando pelo buraco da fechadura, pode se admirar com nossas reações, com as formas coloridas que desenhamos sem querer. Mas nós, ao contrário, não conseguimos ver esses padrões porque estamos inteiramente misturados e encharcados de cores, formas e reflexos simultâneos que não nos deixam saber, após tantas voltas, onde estamos e o que estamos fazendo ou para que lado estamos indo afinal…

Mas o brinquedo só se movimenta se alguém o balançar, então fica uma pergunta:

– Quem balança nossa vida?

É aleatório, é o acaso, é o destino, é nosso livre arbítrio, é o karma, é a mão de Deus ou é a nossa total e completa falta de bom senso, pois sucumbimos aos desejos que nos invadem de repente sem que tenhamos tempo de pensar e calibrar os espelhos para refletirem os desenhos que a vida espera da gente.

E quem é que se importa com aqueles que estão espiando pela fechadura de nossa alma?

Acho que gosto mesmo é do padrão aleatório… simétrico… mas, imprevisível!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s