O desafio cultural já começou!

Lendo Quijote, na introdução trazida por Mario Vargas Ilosa, destaquei um trecho em que ele diz que Dom Quixote não muda de posição durante a novela toda, isto é, ele assume que sua loucura é realidade e isso faz com que a realidade em seu entorno mude (minha tradução livre).

Durante toda sua trajetória as pessoas querem convencê-lo de que não existem gigantes mas sim moinhos de vento, e acabam entrando em sua fantasia tentando mostrar-lhe a saída, mas são surpreendidos e se perdem lá dentro. Fantástico isso!

Onde começa e acaba afinal a realidade? Qual a diferença entre fantasia, realidade e a verdade propriamente dita? Quando a realidade da normalidade que vivemos começa a nos impedir de ver a fantasia que todos trazemos dentro do peito? Quando decidimos deixar de combater moinhos de vento?

…Sua loucura contagia as pessoas à sua volta e vai desrealizando-as pouco a pouco, até que tudo se converta em ficção… Ilosa

Isso é só para aqueles que se permitem ser felizes, mesmo que considerados loucos pelos outros.

Não me deixem falando sozinha,
Marta
mssgaino@gmail.com

Anúncios

Um comentário em “O desafio cultural já começou!

  1. Querida Marta, vc nunca estará falando sozinha. Até mesmo porque vc fala consigo mesma. Vc tem tantas personalidades ocultas dentro de si. Mas que sempre querem também ter o direito de se expressar e assim vc permite. Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s